sexta-feira, 16 de março de 2012

Moscas sem sexo buscam consolo no álcool

RICARDO BONALUME NETO
DE SÃO PAULO

Ela não quis transar com você? Encha a cara! Esse é o curioso recado que as moscas-das-frutas deram agora para os humanos --embora não seja algo propriamente novo entre o Homo sapiens.

Mas, além de uma curiosidade científica, é algo que poderá ajudar no tratamento de problemas como alcoolismo, vício em drogas e obesidade.

Pesquisadores demonstraram que machos de moscas do gênero Drosophila que eram impedidos de fazer sexo comiam mais comida "temperada" com álcool. Já machos que tinham sexo à vontade mostravam pouco interesse em ficar "calibrados".

Sexo, álcool e drogas são formas de "recompensa" para o cérebro. Na falta de um, o outro pode ser uma consolação, segundo o estudo publicado na revista "Science".

Mas que mecanismo bioquímico poderia estar por trás disso? A equipe, que teve como principal autora a pesquisadora Galit Shohat-Ophir, da Universidade da Califórnia, foi atrás de potenciais moléculas envolvidas, e descobriu que o "culpado" era o neurotransmissor chamado NPF (neuropeptídeo F).

Moscas macho que faziam sexo consumiam menos álcool e tinham maiores níveis de NPF. Moscas sem sexo consumiam mais álcool e tinham menores níveis de NPF.

Os humanos têm uma molécula semelhante, NPY (neuropeptídeo Y), também vinculada a questões de vício em drogas, álcool e prazer em geral criado por interações sociais ligadas à recompensa.

"Em mamíferos, incluindo seres humanos, o NPY pode ter um papel semelhante. Se for o caso, seria possível argumentar que a ativação do sistema de NPY poderia reverter os efeitos nocivos de experiências traumáticas e estressantes, que frequentemente levam ao abuso de drogas", disse Shohat-Ophir.

"Humanizar" os resultados da pesquisa é algo difícil de colocar de lado, diz o autor de um comentário sobre a pesquisa publicado na mesma edição da "Science", Troy Zars, da Universidade de Missouri. "Mas sua relevância para o comportamento humano obviamente ainda não está estabelecida", conclui.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1062747-moscas-sem-sexo-buscam-consolo-no-alcool.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário