quinta-feira, 1 de março de 2012

FÓRUM - Praça de Touros

Lembrando aos caros alunos, que deverão postar como COMENTÁRIO um texto Dissertativo, Argumentativo e Científico.
Então não deverá ser entregue em 1a. pessoa e tão pouco expressando sua opinião. Mas sim dados, questionamentos e argumentos que corroborem para a ideia que você queira defender.

Saliento, não importa para avalição se é a favor ou contra, mas tão somente como você irá ARGUMENTAR E FUNDAMENTAR seu texto.

Texto postado no FACEBOOK.

Até onde se pode acreditar que a satisfação de sentimentos como nobreza e aventura podem compensar o sofrimento de outrém!!

Texto paras reflexão e se quiser participar do fórum, se sinta a vontade!

Afinal acredito na máxima: PENSO, LOGO EXISTO!
Admiro muito o conhecimento e sua divulgação do mundo equestre português quanto ao belíssimo cavalo Lusitano.

Mas não posso me calar quanto ao tema comentado. Onde se ressalta o fato de “jovens comandados por pessoas incapazes para fazer barulho”.
E refuto prontamente os quesitos apresentados: 1º. que a espécie estaria extinta: na evolução biológica toda espécie apta ao ambiente sobrevive, queira o homem ou não. 2º. O cavalo Lusitano não precisa de tal mídia para se manter no mundo equestre: aliás ele está muito além dessas imagens dantescas apresentadas nas praças. 3º. A coragem do povo português está registrada na história da humanidade por conta dos seus feitos através dos últimos milênios. Apesar que a insistência em manter apresentações com tais requintes de crueldade é uma nódoa na ilibada história do povo português.
A arte da cavalaria que busca a realização do melhor do cavaleiro e do cavalo pode ser atingida por diferentes técnicas, não somente a alemã. Logo um povo tão dedicado aos equinos como os portugueses também podem se mostrar mestres através de novos métodos sem copiar quaisquer escola estrangeira.
O que o mundo equestre tal qual o mundo de forma geral, precisa repensar é o quanto vale na busca desenfreada por satisfação financeira e de seu ego o sofrimento alheio.
Afinal nada mais do que a paúra e aflição instintiva leva o touro a se debelar contra seu algoz. Tal qual nas arenas romanas onde ao menos o homem se defendia do leão em menor grau de desvantagem, mas ainda assim no papel de escravo ao qual era por resignação que se submetia. Da mesma forma por amor ou submissão ao freio/bridão o majestoso cavalo se submete ao embate. Para muitas vezes sair ferido e /ou morto deste palco, cujos expectadores se regozijam com o sofrimento infligido a um ser vivo e assim buscar a comprovação de sua coragem. Mas lembremos que quem está no solo e é o primeiro alvo, é sua montaria, e o cavaleiro só mostra habilidade de se manter em equilíbrio. O que não tira seu mérito, mas o resultado é baseado na dor alheia.
As praças de tourada seguem regulamentos nos quais os toureiros são designados “MATADORES” também. Promovem benefícios a sociedade é verdade, dedicam parte de suas rendas a campanhas, a instituições, mas não sejamos hipócritas em acreditar que de fato o fazem por serem benevolentes, afinal o que se quer alcançar é uma mudança na forma como são encarados pela sociedade atual. Já se foi o tempo que o ser humano precisa se embater com um animal para aplacar a fome e o frio. Portanto tratar os demais seres vivos, cavalos e touros com um mínimo de respeito, faria de nós, humanos, seres menos egoístas e hipócritas. Afinal a plateia das touras chegam as lágrimas se o cavalo ou cavaleiro enfrentam um dia trágico, tanto quanto nos comovemos ao saber de rinhas de cães ou de outras espécies de mamíferos e/ou aves. Mas volto a perguntar: Qual é o real valor de ver sangue e suor correndo por medo e submissão???
Então concluo: um Viva a toda sorte de atividades que envolvam cavalos e cavaleiros em harmonia, onde não haja sofrimento e somente prazer na convivência. Quem é bravo e corajoso não precisa provar, simplesmente o é!
Um VIVA aos MESTRES, como o Senhor que nos permite conhecer e usufruir da convivência com tão belos seres, tal qual o cavalo.
Um último VIVA a VIDA com DIGNIDADE e RESPEITO para todos que compartilham dessa viagem nesta nave chamada GAIA, mas que podemos afetivamente chama-la de TERRA.

Fonte sobre o regulamento: http://toureio.no.sapo.pt/principais/regulamento.htm

17 comentários:

  1. Nome: Cristina Faria
    N°:11
    Serie: 3°A

    Machucando sem Motivo

    Praça de Touros, um assunto muito comentado desde sempre, no que consiste em fazer um ringue de briga entre humanos e touros, um animal muito forte e de massa corpórea muito grande, porém que sofre em touradas que tem como objetivo maior divertir as pessoas em cima da dor dos touros.
    Segundo grupos de defesa aos animais a conhecida Tourada, é considerada um ato cruel, sem justificação e sem nenhuma humanidade em tal ato, só com o propósito de machucar os animais em nome da diversão própria. Em Portugal quatro autarquias posicionaram-se contra as touradas, foram as Viana do Castelo, Braga, Cascais e Sintra. Na Espanha alguns estados que ocorriam touradas estão proibidas, em primeiro lugar foram as Ilhas Canárias, com a aprovação em 1991 da lei de proteção de animais e duas décadas depois em 2010,o parlamento de Catalunha aprovou uma iniciativa popular que proibia algumas praticas. Desde sempre chovem críticas as touradas ao redor do Mundo. Tanto que existem seminários feitos contra esse “divertimento”.
    A violência, o sangue , a crueldade,humilham e desrespeitam a vida então não podem ser chamadas de cultura ou arte, e as touradas vai contra esse propósito de vida. O Touro sofre dentro e fora da Arena, antes do “Espetáculo”, o Touro fica fechado numa sala totalmente escura, e isso faz ele ficar aterrorizado, logo depois sofre com farpas dentro da praça.
    Deve se levar em consideração que todo esse suposto divertimento que nos é dado, vem do sofrimento de um ser vivo, de um ser que tem carne, osso e sangue como nós humanos, e que acima de tudo tem sentimentos. Para ele nós devemos ser monstros agressivos com desejo de machucar e matar, neste caso quem é o animal racional e o animal irracional? Nós que machucamos sem motivos e vemos um ser vivo sofrer ou ele que luta pela vida num ambiente com medo criado por nós?

    ResponderExcluir
  2. Boa argumentação e excelente texto!
    Já computada sua participação!

    ResponderExcluir
  3. Praça de Touro
    A tourada, ou qualquer outro tipo de maus-tratos aos animais é uma arrogância uma tremenda crueldade com esses animais irracionais que também sentem dores como nós.
    E enquanto o touro é violentado existe um público que por menor que seja aplaude esse tipo de violência.
    E muitos desses animais acabam morrendo simplesmente pelo prazer que esses seres humanos sentem em ver esses animais sendo violentados.
    É terrível a arte de violentar esses animais só por uma determinada tradição humanista.
    Dias antes desse evento o touro é fechado num curral escuro onde fica sem água e sem comida até o dia do evento. Enquanto isso lhes dão laxantes e deixam pesos amarrados em suas costas. Quando o animal já está bem esgotado e desorientado é jogado na arena para enfrentar de súbito um homem que se diz corajoso, saudável e armado que treinou durante anos esse ataque.
    Cultores desse evento ainda propagandeiam uma suposta coragem, ocultando todo o terror que existe aí. Pior ainda, se o touro ameaçar seu desafiante, o toureiro é socorrido imediatamente por toureiros também armados. Custa crer que ainda tenha admiradores dessa atrocidade.
    “Silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado”

    Karina Roberta da Silva Lopes 2ºA Nº14

    ResponderExcluir
  4. Nome : Jolene Hernandes Tracci Nº 21 - 3ºB

    Dias antes da tourada são colocados pesos sobre as costas do touro que lhe trazem muitas dores. Um dia antes, é posto num lugar escuro, sem água ou comida Dão laxantes, para provocar diarréias e o desidratar. As pontas dos chifres são cerradas, tornando-se sensíveis e dolorosas a qualquer toque , Quando a porteira se abre e ele entra na arena cheia de claridade, ele já está fraco e debilitado, desidratado e sem enxergar direito. As roupas coloridas e cheias de lantejoulas dos toureiros confundem ainda mais a sua visão. Enfiam lanças em suas costas que podem chegar até o pulmão causando grande hemorragia interna, quando o touro não aguenta mais o matador chega para o golpe final , uma espada é fincada em sua nuca, o touro ainda não consegue se mover mais ainda esta vivo e sentindo , o matador finca uma espada em seu coração , e muitas vezes não consegue de primeira assim tendo que tentar varias e varias vezes , depois de morto corta suas orelhas e as exibe para o publico que o aplaude.Agora paramos para pensar : e se fosse um humano , desidratado , colocado pesos sobre suas costas , num lugar escuro sem água e comida ,fincados espadas em seu pulmão , e se o víssemos lá , vomitando sangue pela hemorragia interna causada , suas orelhas arrancadas e sua língua decepada para ser mostrada como troféu , complicado de imaginar não ? Bem , então porque no touro deveria doer menos ?

    ResponderExcluir
  5. Eu sou contra
    Ñ devemos tirar a vida de alguém ou mesmo de um animal para mostra a nossa coragem ou mesmo há história de um pais .
    Todos nos temos direitos pela vida, eles também têm sentimentos; eles deixam o animal nervoso trancado depois o soltam para a morte.
    Alem de matar animais sem necessidade, muitos acabam morrendo ou acaba ocorrendo acidentes graves.
    Estamos machucando, matando sem motivo... só pra ver um animal LUTAR PELA VIDA
    Ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém .

    Nome :Kissy wallem C. nº:16 serie:2ºB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 5 - Abreviações, Pontuação, Parágrafo reduzido, Pouca argumentação.

      Excluir
  6. Nome: Caio Ramires
    N°:05
    Serie: 2ºC

    Pra que machucar animais sem motivo? Eles são seres vivos, sentem dores, e tudo assim como nós. Isso deveria ser mais levado a serio no mundo, muitos países tratam isso como uma “brincadeira”, uma brincadeira assassina, que deveria ir pra cadeia quem faz essa idiotice, A Espanha é um país que leva isso como uma festa normal, deveria proibir assim como um homem mata o outro e virar uma lei geral no país, porque matar um animal, é como se tivesse matando uma pessoa se matar uma pessoa é crime matar um animal também deveria ser, machucar um animal e levar na brincadeira, onde já se viu ?!

    ResponderExcluir
  7. Animais também tem sentimentos .

    Pra que machucar animais que nunca fizeram mal a você ?. Essa é uma pergunta que a maioria das pessoas que gostam disso não conseguem responder . Existem muitas pessoas que maltratam animais só por prazer hoje em dia .
    Pelo mundo ainda existem muitas praças de touros, e isso devia ser proibido pelo mundo inteiro essa crueldade que fazem com os animas sem motivos , e ainda o que mais se pergunta é porque existem tantas pessoas que gastam dinheiro só para ir assisti essa crueldade que fazem com os animais .
    As pessoa acham que podem sair maltratando os animais por diversão , mas animais são que nem as pessoas , tem sentimentos , sentem dor e também amam a vida . Se as pessoas se colocassem no lugar de um touro e vivessem o que eles vivem em uma tourada , com certeza eles iriam achar isso uma grande crueldade sem motivo e acabariam não gastando seu próprio dinheiro com isso .
    Concluindo , os seres humanos devia ter mais amor aos animal seja raça ou tipo , e nunca maltratar se quer uma mosca , pois algum dia um animal poderia salvar a sua vida .

    Nome : Carolina Varjão Nº 06 série : 2º C

    ResponderExcluir
  8. A tourada é cultura de Portugal, Espanha e França, bem comum de alguns países da América Latina: México, Colômbia, Peru, Venezuela e Guatemala. Cultura é tudo aquilo que contribui para tornar a humanidade mais sensível, mais inteligente e civilizada. A violência, o sangue, a crueldade, tudo o que humilha e desrespeita a vida jamais poderá ser considerado "arte" ou "cultura". A violência é a negação da inteligência.
    Uma sociedade justa não pode admitir actos eticamente reprováveis (mesmo que se sustem na tré degradante ver que nas praças de touros torturam-se bois e cavalos para proporcionar aberrantes prazeres a um animal que se diz racional.adição), cujas vítimas directas são milhares de animais. Agora me diz, A TOURADA é cultura? Acho que não.
    Para as pessoas que praticam esse ato de crueldade com um animal até chegar o ponto de matar, pode ter certeza essas mesmas pessoas tem coragem de tirar a vida de um ser humano. Os animais não tem sentimentos como nós, nós sabemos, mas você acha certo maltratar um animalzinho por prazer e diversão? O mundo está cada vez pior, devemos colaborar para que acabe de uma vez por todas com as touradas .

    Nome: Adriane Silva Ribeiro de Souza N° 01, 2° C

    ResponderExcluir
  9. Ajam contra a tortura contra as criaturas inocentes

    Como um cinema,um teatro,um circo as praças de touro são lugares destinados a oferecer entretenimento às pessoas que pagaram para estar ali. Onde acontece um show cultural em que um bravo toureiro demonstra coragem ao enfrentar uma “fera” em nome da diversão do seu público.
    Mas há algumas diferenças entre os “espetáculos” das praças de touro e os dos outros lugares já mencionados:o espectador vê carne,vê sangue;vê um massacre a uma criatura incapaz de se defender e que,não obstante, resiste,mas inutilmente,pois sofre com cada vez mais feridas(de espadas atravessando-a, por exemplo).
    Que diversão é essa de ver uma vida ser tirada com intermédio de um grande sofrimento?E que cultura é essa baseada no desrespeito a um animal inocente?O toureiro ataca armado um animal que já fora muito ferido por outros homens ainda mais guarnecidos com armas. Desde quando um ato tão covarde virou coragem?
    O toureiro escarnece ferozmente um ser inocente enquanto é aplaudido pela platéia que goza de semelhante crueldade. Ainda se pode dizer que é o touro a fera das touradas?Quanta dor e sofrimento vale o prazer do homem?Os animais sentem dor, ficam tristes, agoniados física e mentalmente;enfim,sentem,como os humanos, a dores de um massacre desse. É,então,correto lucrar promovendo espetáculos desta espécie?
    Agora imagine-se sofrendo metade do que essas pobres criaturas sofrem e apenas para que isso seja agradável a outrem. Imagine aplausos a seus torturadores e dinheiro em abundância a quem os mandou torturar-lhe;para cada humilhante ferimento com que você for escarnecido. E se agora a justificativa é de que os touros não são humanos,obviamente,imagine que eles são os “racionais”
    e você o animal a só servir de objeto para as vaidades deles em quererem desfrutar do que é bom através do para os outros.
    Tantos e tantos condenam as touradas ao redor do mundo e uma minoria que é a população de certos países ainda podem continuar com essa terrível prática. Devem agir os que tem consciência de quão maus são os que permitem e até saldam semelhante tortura e far-la-ão acabar,pois silenciando-se,também,se inutiliza o poder da maioria(e tomem como exemplo as leis de preservação das baleias).

    Nome:Igor Saraiva Rosa Número:13 1 ano C

    ResponderExcluir