domingo, 12 de fevereiro de 2012

Começa retirada das 2.300 toneladas de combustível do "Costa Concordia"

Roma (Itália)
A retirada das 2.300 toneladas de combustível do cruzeiro "Costa Concordia", que naufragou em 13 de janeiro em frente à ilha italiana de Giglio, foi iniciada neste domingo às 17h (hora local), informou a Defesa Civil da Itália em comunicado.
A companhia holandesa Smit e a italiana Neri, responsáveis pelo serviço, tinham previsto começar a extração em 28 de janeiro, mas o mau tempo não permitiu o início dos trabalhos, que devem durar cerca de um mês.
A nota explica que as condições meteorológicas continuam boas e que serão necessários 28 dias consecutivos para esvaziar os 15 tanques do 'Costa Concordia', onde, segundo as estimativas, encontra-se 84% do combustível armazenado.
O navio está encalhado a poucos metros da ilha de Giglio, no mar Tirreno, numa zona marítima de grande importância por ser passagem de baleias e outras espécies.
Desde o naufrágio, a prioridade foi a busca dos desaparecidos, por isso a retirada do combustível ficou em segundo plano.
Em 24 de janeiro começou a preparação para o esvaziamento dos seis tanques, onde estão 1.518 metros cúbicos do líquido (67% do total). O resto se encontra em noves depósitos menores, que guardam 377 metros cúbicos de combustível (17%). O restante (348 metros cúbicos) está armazenado em depósitos menores na sala de máquinas
Enquanto o material é extraído da embarcação, água é bombeada para os tanques que ficam vazios, para evitar que o cruzeiro se desequilibre.
No momento, estão sendo retirados cinco metros cúbicos de combustível a cada hora, valor que pode chegar até a 10 metros cúbicos nas próximas horas. A operação deste domingo começou num tanque de 400 metros cúbicos, que deve demorar de 40 a 45 horas para ser esvaziado.
A Agência Regional para a Proteção Meio Ambiental da Toscana (ARPAT) não registrou contaminação do mar.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2012/02/12/comeca-retirada-das-2300-toneladas-de-combustivel-do-costa-concordia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário