sábado, 4 de junho de 2011

Dono de restaurante se diz surpreso por possível origem do surto de E. coli

O proprietário de um restaurante alemão cuja comida pode ter sido contaminada pela bactéria Escherichia coli (E. coli) disse neste sábado que ficou devastado ao saber que muitos de seus clientes foram infectados.


Registrado na Europa, o surto da bactéria E. coli já causou 19 mortes até o momento.
"Foi como um golpe na cabeça quando eu ouvi a notícia", disse Joachim Berger em entrevista na cozinha de seu restaurante, em Lüebeck, a 60 quilômetros da cidade de Hamburgo, epicentro da doença.
"Nós fizemos todos daqui fazerem exames e tudo foi desinfetado. Eu mesmo paguei pelos exames, porque segurança é importante para os nossos clientes e funcionários", disse.
As autoridades da Alemanha ainda não encontraram a fonte do agente patológico, que matou ao menos 19 pessoas na Europa e deixou mais de 1.700 doentes em 12 países -- todas eles viajaram recentemente pelo norte alemão.
Mas o jornal "Lüebecker Nachrichten" noticiou que cientistas haviam identificado o restaurante local como um possível foco, de onde a bactéria foi transmitida após a morte de uma pessoa e o adoecimento de 17, incluindo um grupo de fiscais tributários alemães, turistas dinamarqueses e uma criança do sul da Alemanha.
"O restaurante não tem culpa nenhuma, mas é possível que a cadeia de fornecedores possa ajudar a determinar como o germe patogênico entrou em circulação", declarou o microbiólogo Werner Solbach, da Clínica Universitária de Lübeck, ao jornal.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que a cepa da bactéria é rara, já vista antes em humanos, mas nunca nessa escala de contágio.
Berger disse ter ficado perplexo, sem entender por que os fiscais tributários ficaram doentes depois de jantar em seu restaurante, o Kartoffel-Keller, no coração da cidade portuária do mar Báltico, no dia 13 de maio. Ele garantiu que ninguém mais adoecera.
Uma mulher alemã, um dos fiscais que jantou no restaurante, morreu depois de contrair a E.coli. Oito turistas da Dinamarca, que comeram no mesmo lugar, também foram infectados, de acordo com o jornal.
Muitos dos infectados desenvolveram síndrome hemolítico-urêmica, complicação potencialmente fatal que pode afetar os rins.
Berger disse que inspetores de saúde vieram ao seu restaurante na semana passada, sem encontrar nada. Mais resultados dos testes saem na segunda-feira.

ALERTA BRASILEIRO
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou na sexta-feira (3) o alerta aos turistas brasileiros com viagem marcada à Europa para que evitem comer vegetais crus e destacou às secretarias estaduais e municipais a necessidade de atenção especial nos casos de diarreia mais intensa.
Padilha fez um comunicado à população brasileira para "informar, orientar e acalmar" sobre o surto da bactéria Escherichia coli (E. coli) registrado na Europa, que já causou 19 mortes até o momento.
"Quem vai para Europa, a gente recomenda que tome cuidado ao ingerir alimentos crus, como verduras e legumes, leite e carnes", disse.
O ministro esteve em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) neste sábado para a assinatura de um convênio com a prefeitura para a implantação do programa Rede Cegonha no primeiro hospital municipal da cidade --fruto da doação de uma família de médicos.
A diarreia é o principal sintoma da bactéria, que apresentou uma variação e tem uma toxina que pode contribuir para complicações renais e levar à morte, segundo Padilha. "Estamos em contato permanente com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e aguardamos mais análises sobre o surto ocorrido na Europa", disse.
No Brasil, segundo o ministro, o sistema de saúde faz vigilância permanente sobre esse tipo de bactéria. Ele afirmou ainda que nenhum caso foi identificado no país e que a recomendação, por enquanto, é só para quem vai para a Europa, principalmente, para a Alemanha.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/925482-dono-de-restaurante-se-diz-surpreso-por-possivel-origem-do-surto-de-e-coli.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário