terça-feira, 17 de maio de 2011

SHOW DE PLANETAS NAS MADRUGADAS DE MAIO

Deus ajuda quem cedo madruga e ainda presenteia com show de planetas!


Durante o mês de maio, quem gosta de observar o céu terá a chance de ver na madrugada, pouco antes do dia clarear, quatro planetas que vão aparecer do lado leste (E), onde o Sol nasce. Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter vão se destacar contra o fundo negro um pouco antes do dia clarear e bem perto do horizonte. Dentre os quatro, Vênus será o mais brilhante. Urano também vai estar "por ali" (clique na imagem acima para ampliar), mas bem mais difícil de ser encontrado. Mas Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter serão facilmente reconhecidos e sem a necessidade de qualquer instrumento, embora um binóculo ou uma luneta possam tornar a experiência ainda mais divertida.
A imagem acima, criada com o software Stellarium (freeware) mostra o céu para a região sudeste do Brasil para a próxima madrugada, por volta das 5h30min. Mas em outras regiões do território nacional o céu não será tão diferente e esta imagem serve bem como referência "média" para possíveis observações. Mas não custa nada baixar o Stellarium e tentar simular o céu exatamente para a sua latitude/longitude. Vale a pena!



Para conhecer mais clique aqui:
Física na Veia.!

Um comentário:

  1. Em São Paulo não é tão fácil de se visualizar, já que o nosso céu sempre está nublado. Mesmo assim, tento visualizar todos os dias. Bjs

    ResponderExcluir