segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Vulcão na Indonésia entra em erupção pela segunda vez

DA EFE, EM JACARTA


O vulcão Monte Sinabung, situado ao norte da ilha indonésia de Sumatra, entrou nesta segunda-feira (30) em erupção pela segunda vez em 24 horas após passar 400 anos adormecido, informou o Centro de Vulcanologia da Indonésia.
Mais de 20 mil pessoas continuam realojadas nos centros desde ontem, perante o estado de alerta por causa do vulcão, que esta madrugada lançou uma coluna de fumaça e cinza de dois quilômetros de altura.
O escritório de proteção civil envio para a região do vulcão dúzias de caminhões, ônibus e ambulâncias para evacuar os moradores de 17 aldeias.
A polícia local assegurou à agência estatal "Antara" que dois aldeães morreram durante a retirada por causa de um ataque do coração.
Apesar de a atividade do Sinabung ter diminuído, os especialistas mantêm a vigilância ao não dispor de um padrão de comportamento do vulcão, cuja última erupção registrada é do ano de 1600.
A Indonésia, que fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, abriga mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão qualificados como perigosos.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/790862-vulcao-na-indonesia-entra-em-erupcao-pela-segunda-vez.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário