sábado, 26 de junho de 2010

Cetáceos e sua sobrevivência!!!

Cetáceos é a designação do grupo de mamíferos exclusivamente aquáticos que inclui baleias, botos, golfinhos e narvais (aquele que apresenta um longo dente, que lembram unicórnios).
São animais inteligentes e muito sociáveis. E correm o risco de extinção por ações antropogênicas como caça intensa e poluição do seu habitat.

"Plano de Paz" entre nações baleeiras e oponentes à caça fracassa
Alguns planos são propostos mas sem a pressão popular na forma de CONSUMIDORES dos bens produzidos pelos países que apoiam essa caça desmedida e descontrolada, ficará dificil reverter essa situação.
Precisamos atingir onde são mais sensíveis. O bolso! Deixarmos de comprar seus produtos é um meio de se fazer notar e de faze-los repensar sua postura.
Países que defendem a caça as baleias: Japão, Noruega e Islândia.
Para saber mais:

Brasil quer maior proteção para os golfinhos
Brasil discute atitudes para proteger golfinhos dos meios marinhos como dos rios da amazônia.

Países descartam acordo sobre caça a baleias
O Japão, principal país baleeiro, argumentou que os membros da comissão deveriam "respeitar os dados levantados pelo comitê científico da CIB" os quais "tornavam possível a atividade baleeira sustentável". Curiosamente, contudo, o relatório do comitê científico, apresentado na mesma tarde, mostrou um declínio nas populações de baleias minkes da Antártida, principal alvo dos japoneses.
Os únicos não-baleeiros a apoiar publicamente o Japão foram os países-ilhas do Caribe e do Pacífico, bem como a Tanzânia. Há denúncias de que o Japão arrebanha o apoio dessas nações em troca de ajuda financeira.
Para saber mais:

Caça e Conservação de Baleias
Nos séculos passados, a caça das baleias representava o limiar entre a vida e a morte para algumas sociedades. Eram delas, as baleias, que as pessoas retiravam carne e gordura, está muito importante para fabricação de um grande número de produtos como também para manter a iluminação pública nas cidades. Hoje é mantida como festivais hediondos de  morte e sangue em algumas sociedades. E para saciar o capricho da alimentação tradicional de outras.
Para saber mais:

Acidez crescente dos oceanos prejudica espécies marinhas
A acidez crescente dos oceanos, que absorvem mais de um quarto do dióxido de carbono emitido pela atividade humana, poderia prejudicar os corais, os moluscos e outras espécies marinhas, afirmam especialistas.
Para saber mais:


 Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem
Leonardo da Vinci

Um comentário: