segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cúpula de contenção controla o vazamento

O navio Joe Griffin carrega a cúpula que tentará conter o vazamento de petróleo

O navio Joe Griffin que carrega a cúpula de contenção projetada para tentar parar o vazamento no Golfo do México chegou ao local na manhã desta quinta-feira.
Além do barco que transporta a estrutura, outro navio carrega o guindaste que irá baixar a estrutura no mar até o fim do dia. Engenheiros esperam que essa seja a melhor solução a curto prazo para controlar o vazamento de petróleo que só tem piorado ao longo dos dias.
A tampa de 70 toneladas deve ser colocada no fundo do oceano. Esta é a primeira das três tampas que serão instaladas sobre o ponto de vazamento para permitir recuperar o petróleo e aspirar o combustível com um navio de perfuração.
De acordo com o porta-voz da BP, Bill Salvin, o uso da cúpula para conter um vazamento de petróleo nunca foi tentado em profundidades como a encontrada no Golfo do México.
A cobertura será colocada sobre o maior dos três vazamentos, com o objetivo de reduzir o mais rápido possível o impacto sobre o meio ambiente. A cúpula será conectada, através de um duto, a um navio ancorado na superfície que poderá recuperar o petróleo que vaza do poço.
Além disso, a BP também começou no domingo a cavar um poço auxiliar para selar o ducto de origem e desviar definitivamente o petróleo para outra plataforma.
O grupo estimou o custo destas operações para conter a maré negra em mais de seis milhões de dólares diários.
A mancha, que tem o tamanho de um pequeno país (200 km por 110 km), chegou na quinta-feira à península formada pelo delta do rio Mississipi, na Louisiana (sul), e ameaça dezenas de quilômetros de litoral, até a Flórida (sudeste).

*Com informações de agências internacionais

Fonte:
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/cupula+de+contencao+chega+ao+local+do+vazamento/n1237611016948.html

Amanhã veremos:
Maré negra ameaça "creche animal" da América do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário